segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Nas Mãos do OLEIRO

" Palavra do Senhor que veio à Jeremias, dizendo: Dispõe-te, e desce à casa do oleiro, e lá ouvirás as minhas palavras. Desci à casa do oleiro, e eis que ele estava entregur à sua obra sobre as rodas. Como o vaso que o oleiro fazia de barro se lhe estragou na mão, tomou a fazer dele outro vaso, segundo bem lhe pareceu. Então, veio a mim a palavra do Senhor: Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel ? - diz o Senhor, eis que, como barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel." (Jeremias 18:1-6)



São muitas as ilustrações que este texto das escrituras nos traz: Coisas práticas para observarmos em nossa vida cristã diária, como por exemplo:

1- é na casa do oleiro que o vaso é moldado. Se o Senhor Deus é o oleiro e nós somos os seus vasos, A IGREJA É A CASA DO OLEIRO, POIS A IGREJA É A CASA DE DEUS. é lá que somos tratados, moldados e remodelados por Deus. Aconteça o que acontecer não se afaste da igreja.

2- Nós somos obra do Senhor e a cada dia Ele nos molda para fiacrmos segundo o desejo do seu coração, segundo a forma que Ele planeja para que sejamos . Para nos moldar Ele usa a " roda da vida." Cada dia da nossa existência é como se fosse um giro dessa roda. Coisas boas e ruins acontecem, encontramos pessoas boas e ruins, tudo o Senhor Deus usa para moldar o nosso caráter, para nos fazer melhor.

3- Às vezes fazemos coisas erradas, pois estamos no meio de um aprendizado. Outras vezes são até mesmo erros graves; estragamos tudo, nos estragamos tudo mais se estivermos nas mãos do oleiro ele fará de nós um vaso novo. Eventualmente cometemos erros, simplesmente pelo fato de não sermos perfeitos. Quando éramos criança e estávamos começando a andar todos nós, sem exceção, caímos ao tentar andar, mas, nossos pais nos ergueram a cada vez que caíamos. " O cair é do homem, mas o levantar é de Deus. Ouse andar com Deus" Se você cair, não ficará prostrado, pois o Senhor o levantará.

4- " Tornou a fazer dele OUTRO VASO SEGUNDO BEM LHE APARECEU." Isto parecia ser bem assimilado.Quando nos entregamos nas mãos de Deus ele faz um outro vaso, um vaso novo segundo bem lhe parece.Não seremos mais os mesmos. Temos que esquecer o passado e partir para o futuro confiante na misericódia do Senhor que é grande. Não adiante viver na nostalgia, na saudades daqueles tempos, etc. Temos que olhar para frente, Agirmos como vasos novos, prontos para sermos cheios de coisas novas. Quando Deus faz um vaso novo, em minha opnião, Ele faz melhor que o anterior.Querer ser o mesmo vaso de antes traz lembranças ruins, frustração, tristeza... Encarar o fato de que se é um vaso novo traz desafio.

5- O barro só pode ser reaproveitado porque estava mole, maleável. A água, a chuva é um símbolo do Espirito Santo. A ação D'Ele em nossas vidas nos faz maleáveis. Exponha-se á ação do Espírito Santo em sua vida. Deixa Ele amaciar você. Para melhor entendimento do que estou falando, vamos ler a respeito de outro vaso, no mesmo livro do profeta Jeremias exatamente no capitulo seguinte, o 19. Perece que pele ordem em que o assunto foi abordado, Deus estava querendo comunicar-nos algo.

JEREMIAS 19:1-2 : "Assim diz o Senhor: Vai, compra um botija de oleiro e leva contigo alguns dos anciãos do povo e dos anciãos dos sacerdotes, Sai ao vale do filho de Hinom, que está à entrada da Porta do Oleiro, e apregoa ali as palavras que eu te disser..." v. 10 Então, quebrarás a botija à vista dos homens que foram contigo e lhes dirás: Assim diz o Senhor dos Exércitos: Deste modo quebrarei eu este povo e esta cidade, como se quebra o vaso do oleiro, QUE NÃO PODE MAIS REFAZEE-SE..."

Isso não é interessante ? No capitulo 18 lemos sobre um vaso que se estragou e encontrou recuperação e aqui, no capitulo 19 lemos de um vaso que, sendo quebrado não pode ser recuperado. Por que ? Muito simples. Aquele estava mole, maleável, tratével, corrigível; este, endurecido pelo tempo, já estava seco. Cuidemos, pois, das nossas vidas para que não fiquemos com os corações endurecidos, secos e sejamos quebrados de uma só vez.

Espero que estas breves letras o impusione para estar mais perto de Deus. Seu lugar deve ser nas mãos do OLEIRO CELESTIAL.



Um comentário:

  1. A Paz...Tenho grande alegria de comhecer este trabalho do qual me tornei seguidor, e sim, a procura de saber ainda mais das muitas moldagens do barro, cá estou aprendendo e agradecendo ao Senhor aquele que sabe como ninguem modelar esta massa que ele mesmo criou. Minha querida irmã grato por permitir que desfrute e até mesmo tire daqui informaçoes riquissímas para o bom trabalho do Senhor na terra e no meu ministério... desejoso em voltar, até.

    ResponderExcluir