terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Quarto Mandamento " HONRAR PAI E MÃE"

" HONRA TEU PAI E TUA MÃE, PARA QUE SE PROLONGUEM OS SEUS DIAS NA TERRA,QUE O SENHOR TEU DEUS, TE DÁ" (EX20.12)
O Quarto mandamento encabeça a segunda tábua e indica a obra da caridade. Deus quis, depois dele mesmo, que honrassemos nossos pais a quem devemos nossa vida e quem nos transmitiram o conhecimento de Deus. Ele os revestiu de sua autotidade.
Esse madamento é dirigido aos filhos em relação aos pais, porque é a relação mais universal. também se dirige à relações de parentesco com outros membros da familia como os avós e os antepassados. E por fim, estende-se aos deveres dos alunos para com os professores, dos empregados para com os patrões, dos subordinados para com os chefes, etc...
A observância ao Quarto mandamento nos faz alcançar junto com os frutos espirituais, frutos temporais de paz e prosperidade. Ao contrário, sua não-observância traz grandes danos às comunidades e às pessoas individualmente.
A FAMILIA NO PLANO DE DEUS
O casamento e a familia são ordenados para o bem do casal, a procriação e educação dos filhos. Um homem e uma mulher unidos pelo casamento, formam uma familia que será reconhecida por qualquer autoridade pública, não submetendo-se a ela. (ou seja, não depende dessa autoridade para se formar). A família é feita por membros iguais em dignidade, responsabilidades, direitos e deveres.
A família cristã é chamada de "igreja domética", porque é uma comuinidade de fé, esperança e caridade. Ela tem um papel muito importante na igreja, como se vê no NOVO TESTAMENTO.
é um reflexo da comunhão entre Pai o Filho e o Espirito Santo e sua atividade procriadora também se parece com a obra criadora do Pai. A leitura cotidiana da Sagrada Escritura, fortifica a caridade na familia.
A familia Crsitã é evangelizadora e missionária e as relações entre os mebros dessa familia estabelecem laços de intimidade, afetos e respeito mútuo entre si.
DEVERES DO FILHOS
Dentre os principais deveres enunciados pelo preceito divino, podemos expor:
Respeito pelos pais (piedade filial) : É o reconhecimento para com aqueles que pelo Dom da vida, por seu trabalho e amor, nos puseram no mundo permitindo que crescessemos em estatura, sabedoria e graça.
Respeito filial: Revelado através da docilidade e obediência. " Um filho sábio ama a correção do Pai, e o zombador não escuta a reprimenda" (Pr13,1)
Responsabilidade para com os Pais: Relembrados no quarto mandamento e dirigido aos filhos adultos. Eles devem dar ajuda material e moral na velhice, e na doença, na solidão e na angústia.
O respeito filial também diz respeito aos irmãos e irmãs. Nós cristãos, temos que ter um respeito especial aqueles que nos deram o Dom da fé, a graça do batismo. E a vida na Igreja, podendo ser os pais, avòs, tios, pastores, etc...
AQUELE QUE QUIZER TORNAR-SE GRANDE ENTRE VÓS,SEJA AQUELE QUE SERVE.
(Mt 20,26)

Nenhum comentário:

Postar um comentário